Artigo para Revista Élégant – Grupo Beto Ferreira – A força das cores na composição dos ambientes.

Gianne Albertoni, “A musa das manhãs”, capa Revista Élegant 

Artigo assinado por Alexandre Ferraz Bello – Designer de Interiores da Design.in, a convite da assessoria de imprensa da Revista Élégant para a coluna Decoração, abordando o tema “A força das cores na composição dos ambientes”.

Confira abaixo o artigo na íntegra:

A força das cores na composição dos ambientes.

Nos tempos atuais estamos vivendo cada dia um novo desafio, exercendo as tarefas da nossa rotina profissional ou administrando a dinâmica da nossa vida familiar e social. Estamos cada vez mais correndo contra o tempo, procurando adaptar-se a vida moderna que, muitas vezes nos impulsiona a um imediatismo desenfreado.  Os dias têm passado num piscar de olhos e diante destas circunstâncias podemos perguntar: que atitudes simples podemos tomar para melhorar a nossa qualidade de vida? sejam quais forem,  elas deverão exercer influência profunda em nosso emocional, transmitir sensação de bem estar, trazer realização interior,  equilibrar  o nosso cotidiano já tão materialista.  Para isto precisamos focar na realização dos nossos sonhos, em tempo para férias, para o convívio entre amigos e família, e, algo que faz uma grande diferença, tornar o local aonde trabalhamos e moramos o mais agradável possível.

Morarmos ou trabalharmos em um ambiente desagradável, sem vida, gera falta de motivação, stress, ansiedade, entre outros sintomas que não combinam com qualidade de vida. Por outro lado quando estamos em um ambiente agradável  superamos os problemas do dia a dia com mais facilidade, temos vontade de viver,  nos tornamos mais criativos.

Como profissional na área de interiores eu poderia citar inúmeros passos na composição de um ambiente para torná-lo bastante agradável, porém, o mais essencial dos passos para uma ambientação adequada e agradável está no uso das cores. É isto mesmo, elas são a parte essencial na composição de um projeto de ambientação. O segredo de nos sentirmos bem em um ambiente está principalmente nas cores. Do piso ao teto, do mobiliário aos objetos decorativos, tudo depende de como iremos usar as cores para que haja harmonia e valorização do conjunto. Quando conseguimos isto, agimos diretamente no nosso emocional, a mesma harmonia que estará no ambiente refletirá em nossos sentimentos.

A cor nos ajuda na compreensão dos ambientes, gera emoções e sensações, e, por se formar em nosso cérebro e em nossa percepção interna, é um fenômeno individual e subjetivo que causa grande impacto em nosso estado psicológico.

Renovar as cores de nossa casa ou local de trabalho, é uma boa opção e um passo simples que pode nos trazer benefícios ajudando na nossa qualidade de vida, mas não esqueça, requer um estudo aprofundado para obter o resultado ideal, não importa se é o melhor piso, o mais confortável jogo de sofá, as mais caras obras de arte, se não houver um estudo aprofundado para harmonizar as cores de todos estes elementos, o ambiente poderá se tornar muito desagradável, às vezes pesado, triste, às vezes alegre na primeira impressão, mas enjoativo no convívio, e todo o investimento será prejudicado.

Por Alexandre Ferraz Bello – Designer de Interiores – Design.in

Sobre Design.in Arquitetura Design de Interiores

Somos Alexandre Ferraz Bello e Edelita Merétika Bello, profissionais a mais de 15 anos desenvolvendo projetos personalizados e atuais.
Esse post foi publicado em Design de interiores, Publicações. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s